O que é um referencial inercial? Por que um referencial fixado à Terra não é inercial? E por que se adota esse referencial nos usuais problemas de engenharia
Passo 1
De acordo com a definição do livro texto, um referencial inercial é um referencial imóvel. Alguns autores também acrescentam que o referencial pode ter movimento retilíneo e uniforme. Nesse referencial, a partícula ou corpo está em repouso ou se movimentando com velocidade constante caso não esteja sob a ação de uma força, ou seja, seu movimento não é alterado por forças externas. Assim, podemos definir um referencial inercial como aquele em que o princípio da inércia é válido: nesse referencial, um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se não existe nenhuma força atuando sobre o corpo.
Passo 2
Partindo da definição acima, concluímos que um referencial fixado à Terra não é inercial, pois esta realiza movimento de translação em relação ao Sol. Isso porque este movimento é acelerado e gira em torno de uma órbita elíptica . Logo, o referencial fixado à Terra não está nem imóvel nem em movimento retilíneo e uniforme. Entretanto, os efeitos do movimento da Terra afetam não somente a mesma como também todos os corpos do planeta. Ou seja, a Terra e os corpos que desejamos estudar estão descrevendo um mesmo movimento em torno do sol, de modo que podemos desprezar esses efeitos na maioria das situações cotidianas.
Resposta
Discutido nos passos acima.