Uma força P é aplicada a uma barra de aço encaixada dentro de um bloco de concreto, conforme mostra a figura. Determine o menor comprimento L para o qual pode ser desenvolvida a tensão normal admissível na barra. Expresse o resultado em termos do diâmetro d da barra, da tensão normal admissível σ a d m no aço e da tensão média de aderência τ a d m entre o concreto e a superfície cilíndrica da barra. (Despreze as tensões normais entre o concreto e a extremidade da barra).

Passo 1

Fala aí gurizada tudo belezinha? Antes de encontrarmos a relação para a determinação do comprimento mínimo, vamos relembrar o cálculo da área:

A =   π d L

Logo podemos relacionar a área para a tensão de cisalhamento:

P = τ A =   τ π d L

Usaremos para tensão normal:

A =   π 4 d 2

P = σ A = σ π 4 d 2

Igualando:

τ π d L =   σ π 4 d 2

Isolando L temos:

L m i n =   σ a d m d 4 τ a d m

Resposta

L m i n =   σ a d m d 4 τ a d m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para a viga com o carregamento mostrado e usando os dados abaixo, determinar: (a) a seção transversal onde ocorre a máxima tensão normal; (b) a maior varga distribuída w que pode ser aplicada. Dados:
A força de 4k N é paralela ao eixo x e a força Q é paralela ao eixo z . Sabendo-se que τ a d m = 60M P a , determinar o mentor diâmetro permissível para o eixo A D .
Para o sistema eixo-engrenagem e carregamento do Prob. 7.156, determinar o menor diâmetro permissível para o eixo maciço C D .
Assumindo que o eixo do Prob. 7.158 é vazado e que o diâmetro interno é metade do diâmetro externo, determinar o menor diâmetro externo permissível para o eixo.
Resolver o Prob. 161, assumindo que toda a potência de 25h p é absorvida pela engrenagem G .