A inclinação da força F de 4,8   k N está especificada como mostrado na figura. Expresse F como um vetor, em termos dos vetores unitários   i e j .

Passo 1

O triângulo da figura é o famoso triângulo retângulo de catetos 3 e 4 e hipotenusa 5 . Podemos usá-lo para determinar as componentes em x e y do vetor F .

Se liga nessa dica para você entender melhor a decomposição

Só observem que a força é para baixo, então é negativa

F x = - F cos ⁡ θ = - 4,8 3 5 = - 2,88   k N

F y = - F   s e n   θ = - 4,8 4 5 = - 3,84   k N

E portanto,

F = - 2,88   i - 3,84   j   k N

Resposta

F = - 2,88   i - 3,84   j   k N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine os componentes da força de 2k N ao longo dos eixos oblíquos a e b . Determine as projeções de F sobre os eixos a e b .
Determine os componentes escalares R a e R b da força R ao longo dos eixos não retangulares a e b . Determine também a projeção ortogonal P a de R sobre o eixo a .
A razão entre a força de sustentação L e a força de arraste D , para um aerofólio simples, é L / D = 10 . Se a força de sustentação em uma seção curta do aerofólio vale 200N , calcule o módulo da forç
Deseja-se remover o pino da madeira pela aplicação de uma força ao longo de seu eixo horizontal. Um obstáculo A impede um acesso direto, de modo que duas forças, uma de 1,6k N e a outra P , são aplica
Em que ângulo θ uma força de 800N deve ser aplicada para que a resultante R das duas forças tenha um módulo de 2000N ? Para esta condição, determine o ângulo β entre R e a vertical.