Localize o centroide x , y da seção transversal de metal. Desconsidere a espessura do material e as pequenas dobras nos cantos.

Passo 1

Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Bora pra mais uma questão de Estática.

Este problema nos pede para determinarmos o centro de massa desta seção transversal de metal, devemos dividi-la em vários elementos conhecidos e calcularmos o centro de massa em cada um destes elementos. Então, o somatório destas posições vai ser o nosso centroide.

Para auxiliar os nossos cálculos, vamos construir uma tabela, mas antes, vamos nomear cada segmento da seção, temos

Assim, nossa tabela vai ser:

Assim, a posição y do centro de massa vai ser:

y ¯ = ∑ y ¯ L ∑ L = 53457,56 917,63 y ¯ = 58,3   m m

Já para o eixo x , temos que por simetria sobre y :

x ¯ = 0

É isso, galera, Bora resolver mais questões pra ficar craque.

Resposta

y ¯ = 58,3   m m

x ¯ = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A estrutura de uma estufa de plantas é construída a partir de tubos uniformes de alumínio. Determine o centro de gravidade da parte da estrutura mostrado na figura
Determine o centro de gravidade mostrado na figura, sabendo que ela é feita de barras finas de latão o diâmetro uniforme.
Um colar de broze de comprimento 60m m é montada em barra de aluminio
Uma bucha de bronze é montada na parte inferior de uma luva de aço. Sabendo que o peso específico do bronze é 57240N / m 3 e a do aço é 51120N / m 3 , determine o centro de grávidade do conjunto.
Um cinzel tem um punho de plástico e uma lâmina e haste de aço. Sabendo que a densidade do plástico é 1030k g / m 3 e o do aço é 7860k g / m 3 , determine o centro de gravidade dessa ferramenta.