O mancal de rolamento consiste em esferas confi nadas  simetricamente  dentro  da  capa.  O  inferior  está submetido a uma força de 125 N em seu contato A, em razão da carga sobre o eixo. Determine as  reações normais NB e NC sobre o rolamento em seus  pontos de contato B e C para o equilíbrio.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, pela equação de equilíbrio, a soma das forças no eixo tem que ser igual a zero.

∑ F y = 0

- N c cos ⁡ 40 + 125 = 0

Já temos meio passo andado. Falta só calcular o outro eixo.

∑ F x = 0

N B - N c sin ⁡ 40 = 0

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

N c = 163,18   N

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

N B = 1 04,89   N

Resposta

N B = 104,89   N

N c = 163,18   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a intensidade das forças de aperto produzidas quando duas forças de 300 N são aplicadas tal como mostra a figura.
Sabendo que a estrutura mostrada na figura tem um fio em B de a = 13 m m , determine a força P necessária para manter o equilíbrio na posição mostrada.
Sabendo que a estrutura mostrada na figura tem um fio em B de a = 25 m m , determine a força P necessária para manter o equilíbrio na posição mostrada.
A tesoura para poda mostrada na figura consiste em duas lâminas e dois cabos. Os dois cabos da ferramenta estão ligados pelo pino C , e as duas lâminas estão ligadas pelo pino D . A lâmina da esquerda
Determine a intensidade das forças de aperto exercidas ao longo da linha a a sobre a porca quando se aplicam duas forças de 225 N nos cabos da ferramenta, tal como mostra a figura. Suponha que os pino