A tesoura para poda mostrada na figura consiste em duas lâminas e dois cabos. Os dois cabos da ferramenta estão ligados pelo pino C , e as duas lâminas estão ligadas pelo pino D . A lâmina da esquerda e da direita estão ligadas pelo pino A ; a lâmina da direita e a da esquerda estão ligadas pelo pino B . Determine a intensidade das forças exercidas sobre o pequeno galho E quando duas forças de 80 N são aplicadas nos cabos da ferramenta como mostra a figura.

Passo 1

Analisando, primeiramente, a simetria do problema podemos perceber que C y = D y = E y = 0 . Então, considerando que ∑ F y = 0   vamos ter A y = B y = 0 . Portanto, todas as forças A , B , C , D   e   E só possuem componentes horizontais. Agora, para a alça direita teremos

∑ M c = 0 → A ⋅ 30 m m - 80 N ⋅ 270 m m = 0 → A = 720 N

∑ F x = 0 → C - 720 N - 80 N = 0 → C = 800 N

Já para a alça da esquerda teremos

∑ M d = 0 → E ⋅ 180 m m - 720 N ⋅ 60 m m = 0 → E = 240 N

Resposta

E = 240 N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O poste uniforme com 15m de comprimento tem uma massa de 150k g e está apoiado em suas extremidades lisas contra as paredes verticais e sustentado pela força trativa T do cabo vertical. Calcule as rea
Um tubo P está sendo curvado pela calandra de tubos, como mostrado. Se o cilindro hidráulico aplica uma força com módulo F = 24k N ao tubo em C , determine o módulo das reações dos roletes em A e B .
Determine as reações em A e E se P = 500N . Qual é o valor máximo que P pode ter para haver equilíbrio estático? Despreze o peso da estrutura comparado às cargas aplicadas.
A viga uniforme tem massa de 50k g por metro de comprimento. Calcule as reações no apoio O . As cargas mostradas estão em um plano vertical.
Três cabos estão unidos no anel de junção C . Determine as forças trativas nos cabos A C e B C causadas pelo peso do cilindro de 30k g .