Um pequeno cortador de parafusos e barras operado manualmente está mostrado no esboço. Para um aperto manual de P = 150   N , determine a força Q desenvolvida por cada garra sobre a barra a ser cortada.

Passo 1

Olhando para a metade do cortador, podemos isolar em um diagrama de corpo livre as partes que o compõem pra olhar melhor as forças que atuam sobre elas da seguinte forma:

Passo 2

Precisamos da força P para termos informações suficientes para encontrar Q no corpo da esquerda. Então para encontrar P fazemos no corpo da direita o momento em torno do ponto A :

∑ M A = 0 ⇒ - 0,03 P + 0,18 × 150 = 0 ⇒ 0,03 P = 27

⇒ P = 27 0,03 = 900   N

Passo 3

Agora no corpo da esquerda fazemos o momento em torno de B :

∑ M B = 0 ⇒ - 0,02 Q + 0,06 P = 0 ⇒ 0,02 Q = 0,06 P

⇒ Q = 0,06 0,02 P = 3 P

Substituindo o valor de P :

Q = 3 × 900 = 2700   N

Resposta

Q = 2700   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Ao levantar uma carga da posição B , desenvolve-se no cabo uma força trativa T → de 24k N . Calcule o momento que T → produz em relação à base O da grua de construção.
A chave especial mostrada é usada para parafusos de difícil acesso que tem uma especificação de baixo torque. Determine o momento da força de 40N aplicada no ponto A do cabo da chave em relação a O .
Para reduzir o momento indesejável em relação ao eixo x , um mecânico usa sua mão esquerda para sustentar o cabo da chave no ponto B . Que força direcionada para cima, F , deve ser exercida para que n
O momento M → aplicado à polia causa uma força trativa T = 80N no cabo, que está preso à polia em D e ao chão em E . Determine o momento em relação a O dessa força de 80N , quando aplicada em C .
Determine o momento da força de 400N em relação ao ponto A (a) usando a relação do produto vetorial e (b) projetando a força em seus componentes e achando seus respectivos momentos.