Um projétil é disparado da plataforma em B. O atirador realiza o disparo da sua arma do ponto A a um ângulo de 30°. Determine a velocidade escalar da bala na boca da arma se ela atinge o projétil em C.
Passo 1
Temos um problema de lançamento oblíquo. Um projétil percorrerá uma distância no plano . Calma. Podemos dividir este problema em dois outros problemas: um no eixo e outro no eixo . No eixo a velocidade é constante e no eixo a partícula está sujeita a ação da gravidade. Portanto, vamos analisar cada caso separadamente!
Passo 2
Precisamos determinar a velocidade escalar da bala. Para isto, vamos começar analisando o movimento dela no eixo . Utilizando as equações da cinemática, teremos:
Portanto, obtemos uma relação entre o tempo necessário para o projétil percorrer a distância de 20 m e a sua velocidade escalar. Precisamos agora analisar o seu movimento na direção do eixo .
Passo 3
Vamos analisar o seu deslocamento no eixo . Mas calma lá, muito cuidado nesta hora!!! A posição final do projétil será . E a posição inicial? ??? Não! A resposta é simples e clara, não! Olhem o desenho com calma e percebam que . Isto é, o projétil não parte do solo. Agora sim, utilizando as equações da cinemática, temos:
Como a velocidade só pode ser positiva, pois caso contrário ela teria sentido contrário (ao invés de subir, ela desceria, o que não faz sentido para o nosso problema), temos: