Enunciado

9. Uma partícula move-se ao longo de uma pista reta de tal maneira que sua posição é descrita pelo gráfico s-t. Construa o gráfico v –t para o mesmo intervalo de tempo.

Passo 1

Para encontrar a velocidade da partícula temos que usar a seguinte equação,

v = d s d t

Para 0 ≤ t ≤ 6   s  substituindo,  0,5 t 3 para s na equação mostrada acima,

v = d s d t

= d d t ( 0,5 t 3 )

= 1.5   t 2

Encontre a velocidade no ponto em que o tempo é 6 s (velocidade máxima),

v = 1,5 t 2

= 1,5 × 6 2

= 54   m / s

Passo 2

Para  6 s ≤ t ≤ 10   s   substituindo108 para s na equação da velocidade,

v = d   108 d t

v = 0

v - t   gráfico é plotado com base nos dados, conforme mostrado abaixo:

Nota: Aqui, a dose do gráfico não cai diretamente zero, pois nesse caso a desaceleração seria infinita, o que é praticamente impossível. Mas, nos casos ideais, essa queda pode ser considerada como linha vertical.

Resposta

Gráfico.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se uma partícula tem uma velocidade inicial de v 0 = 12m / s para a direita, em s 0 = 0 , determine a sua posição quando t = 10s , se a = 2m / s 2 para a esquerda.
Um trem parte do repouso em uma estação e move-se com uma aceleração constante de 1m / s 2 . Determine a velocidade do trem quando t = 30s e a distância percorrida durante este tempo.
Um carro parte do repouso e com aceleração constante chega a uma velocidade de 15 m/s quando percorre uma distância de 200 m. Determine a aceleração do carro e o tempo exigido.
Uma partícula está se movendo ao longo de uma linha reta com uma aceleração de a = 12 t - 3 t 1 / 2m / s 2 , onde t é dado em segundos. Determine a velocidade e a posição da partícula como uma função
Um elevador desce a partir do repouso com uma aceleração de m/s2 até alcançar uma velocidade de 4,5m / s . Determine o tempo exigido e a distância percorrida.