O sino de 150 kg está em repouso na posição vertical quando é atingido pela viga de madeira de 37,5 kg, suspensa por duas cordas de igual comprimento. Se a viga é solta do repouso em , determine a velocidade angular do sino e a velocidade da viga logo após o impacto. O coeficiente de restituição entre o sino e a viga é . O centro de gravidade do sino está localizado no ponto G e seu raio de giração em relação a G é .
Passo 1
Inicialmente, a viga se desloca de para para colidir com o sino. Em tal acontecimento, a energia mecânica é conservada. Tomando como referência a linha que passa pelo gancho do sino e suporte das cordas, temos:
Passo 2
Uma vez que a soma dos impulsos angulares em torno do ponto é igual a zero, então, o momento angular do sistema é conservado durante a colisão. Logo, deve-se a plicar a equação da conservação dos momentos angulares.
O momento de inercia do sino em torno do centro de massa () é
Assim,
Logo ,
eq.1
Passo 3
Por causa da colisão entre a viga e o sino deve-se aplicar a equação do coeficiente de restituição. Vale ressaltar que a velocidade do sino deve ser calculada no ponto de contato, então, . Logo,
Resolvendo o sistema formado pelas equações (1) e (2), obtemos:
E
Resposta
A velocidade angular do sino é igual a e a velocidade da viga logo após o impacto é igual a .