Substitua o sistema força-binário no ponto  O  por uma única força. Especifique a coordenada  y A  do ponto sobre o eixo  y  através do qual passa a linha de ação dessa força resultante

Passo 1

E aí meus camaradas, tudo bem com vocês?

Se liguem só que essa questão é bem tranquila e rápida de ser executada, mas é exatamente por isso que ela exige muito da nossa atenção. Primeiramente, vamos a algumas considerações que serão importantes para a resolução do nosso problema:

  • Deslocar nossa força não irá mudar o seu módulo ou a angulação com a qual ela atua;
  • A força no novo ponto deve gerar o mesmo momento que na posição original.
  • Para calcularmos o momento vamos utilizar a seguinte fórmula

M = F ⋅ d

Passo 2

Feita essa análise preliminar do problema, precisamos notar que para que a força que vai substituir nosso sistema produza um binário no sentido horário, devemos posicioná-la abaixo do eixo x , ou seja, teremos que y a < 0 , tendo em vista que ela aponta da direita para a esquerda. Sendo assim, como o momento gerado, M 0 , deve valer 80   N ⋅ m nós podemos fazer

M 0 = y a ⋅ 200 N → 80 N ⋅ m = 200 y a → y a = 0,4 m

Como dito antes, temos y a < 0 para essa situação, então, nossa coordenada é, na verdade, dada por

y a = - 0,4 m

Pronto meus camaradas, tá resolvido nosso problema! 😛 😛

Resposta

y a = - 0,4 m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O controle da haste A P exerce uma força F sobre o setor circular, como mostrado. Determine os componentes de força em x - y e n - t .
Determine as componentes n e t da força F que a haste A B exerce sobre a manivela A O . Avalie sua expressão geral para F = 100N e (a) θ = 30 ° , β = 10 ° e (b) θ = 15 ° , β = 25 ° .
A inclinação da força F de 6,5k N está especificada como mostrado na figura. Expresse F como um vetor, em termos dos vetores unitários i e j .
A linha de ação da força F de 34k N passa pelos pontos A e B , como mostrado na figura. Determine os componentes escalares x e y de F .