No tubo de raios catódicos, elétrons tendo massa m são emitidos de um ponto-fonte S e começam a se mover horizontalmente com uma velocidade inicial v 0 . Quando passam entre as placas-grade em uma distância l, eles são sujeitos a uma força vertical tendo uma intensidade e V / w , onde e é a carga de um elétron, V é a voltagem aplicada atuando através das placas, e w é a distância entre as placas. Após passarem as placas, os elétrons então se movem em linha reta e atingem a tela em A. Determine a deflexão d dos elétrons em termos das dimensões da placa de voltagem e do tubo. Despreze a gravidade que causa uma ligeira deflexão vertical quando o elétron se move de S até a tela, e a ligeira deflexão entre as placas.

Passo 1

Este problema é bem semelhante com aqueles de lançamentos inclinados vistos no capítulo 12. Neles, uma partícula possuía velocidade constante no eixo x e estava sujeito a gravidade no eixo y . Aqui, o elétron está sujeito a uma força no eixo y , e possui velocidade constante no eixo x .

Para resolvermos, precisamos determinar o tempo necessário para ele percorrer a distância L. Depois, vamos analisar o efeito desta força vertical, a qual é capaz de causar uma deflexão d.

Passo 2

Nosso primeiro passo é calcular o tempo t 1 necessário para que o elétron passe pela região em que ele é submetido a uma força e o tempo t 2 necessário para que atinja a tela em A. Começando pelo tempo t 1 , temos:

s = v t

l = v 0 t 1

t 1 = l v 0

Já para o tempo t 2 , teremos:

t 2 = L v 0

Passo 3

Agora que já descobrimos o tempo, vamos calcular o valor da aceleração do elétron. Portanto, temos:

↑ ∑ F y = m ⋅ a y

e V w = m ⋅ a y

a y = e V m w

Após a passagem do tempo t 1 , a sua velocidade será:

v = v 0 + a t

v = a t 1

v = e V l m w v 0

Passo 4

Após o elétron passar entre as duas placas de comprimento l , ele não estará sujeito mais a ação de forças. Portanto, sua velocidade será constante. Desta forma, o comprimento d percorrido será:

d = v ⋅ t 2

d = e V l m w v 0 ⋅ L v 0

d = e V L l m w v 0 2

Resposta

d = e V L l m w v 0 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se a massa de um homem é 90k g , determine o seu peso em newtons e calcule a sua massa correspondente em s l u g s .
Calcule a aceleração devida à gravidade em relação à Terra girando e o valor absoluto se a Terra não estivesse girando, para uma posição ao nível do mar em uma latitude norte ou sul de 45 ° .
A massa de uma dúzia de maçãs é 2k g . Determine o peso médio de uma maçã em ambas as unidades SI e do sistema americano. No presente caso, quão aplicável é a “regra prática” de que uma maçã média pes
Considere duas esferas de ferro, cada uma com diâmetro de 100m m , que estão apenas se tocando. A que distância r do centro da Terra a força de atração mútua entre as esferas em contato será igual à f
Um barco com velocidade inicial é empurrado em um lago. Ele tem a sua velocidade reduzida pela água por uma força F = - α e β v .Determine uma expressão para a velocidade v(t).Determine o tempo para o