A unidade de energia da escavadeira pós-furo fornece um torque de 4000   l b ∙ i n para a broca. O braço B está livre para deslizar na manga de suporte C , mas não está livre para girar em torno do eixo horizontal de C . Se a unidade estiver livre para girar em torno do eixo vertical da montagem D , determine a força exercida contra a roda traseira direita pelo bloco A (ou A ' ), que impede o caminhão destravado de rolar. (Dica: Visualize o sistema de cima.)

Passo 1

Fala galera! Tudo certo? Vamos dividir a resolução em algumas etapas, beleza? Prometo que vai ser bem rapidinho!

O enunciado nos pede para determinar a força exercida contra a roda traseira direita pelo bloco A necessária para impedir o caminhão de rolar. Para que o caminhão não role, o sistema deve estar em equilíbrio, o que significa que o somatório de momentos deve ser nulo. Sabendo disso, vamos analisar o problema. Se a escavadeira fornecer um torque à broca, a broca vai exercer força no mancal e essa força deve produzir um momento na escavadeira de mesmo módulo e sentido contrário para manter o equilíbrio. O torque de 4000   l b ∙ i n em l b ∙ f t é igual a:

T = 4000 12 = 333,33   l b ∙ f t

Então, a força exercida pela broca responsável por produzir o momento equivalente na escavadeira no sentido contrário, deve ser:

333,33 = F * 8

F = 333,33 8

F = 41,67   l b

Como a escavadeira está com o mancal inclinado em 30 ° :

F x = F cos ⁡ 60 °

F x = 41,67 cos ⁡ ( 60 ° ) = 20,84   l b

E finalmente, a força exercida pelo bloco A em uma roda, deve ser de mesmo módulo e sentido contrário a F x . Como o bloco está inclinado em 30 ° com relação ao eixo da roda:

F x = A sen ⁡ ( 30 ° )

A = 20,84   sen ⁡ ( 30 ° )

A = 41,7   l b

Sim, só isso! Olha que sonho hehehe

Partiu pra próxima!

HYPERLINK "https://emojiterra.com/pt/rosto-piscando/"

Resposta

A = 41,7   l b

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

130. Resolva o Problema 4.129 , considerando que o encanador exerce uma força F = - 48 N k e o motor está desligado ( M = 0 ).
128. Resolva o Problema 4.127 considerando que a força P é removida e substituída por um binário M = + 68N ⋅ m j atuando em B .
129. Para limpar a tubulação de esgoto entupida A E , um encanador desconectou ambas as extremidades da tubulação e inseriu um desentupidor motorizado através da abertura em A . A cabeça cortante do d
127. Três hastes são soldadas juntas para formar uma “cantoneira” sustentada por três parafusos de olhal. Desprezando o atrito, determine as reações em A , B e C Quando P = 1.000N , a = 300m m , b = 2
4.106. Uma lança de 2,4 m é segura por uma rótula em C e por dois cabos AD e BE. Determine a tração em cada cabo e a reação em C.