Utilizando o método da seção 7.6, resolva o problema 7.32.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de estática. Para traçar os diagramas pelo método pedido, vamos encontrar a função que rege o cortante e o momento. Vamos caminhar com uma distância x arbitrária da esquerda para a direita (de A até C).

Primeiro, vamos fazer de 0 até L 2 :

C = w L 2 x

M = w L x 2 × x 2 = w L x 2 4

Agora, vamos fazer de L 2   até L :

C = w L 2 x

M = w L 2 × x - L 4 = w L x 2 - w L 2 8

Logo, os diagramas serão:

Passo 2

Como podemos ver nos diagramas, os valores máximos absolutos de momento e cortante são:

M = w L 2 2

V = - w L 2

Resposta

  1. M = w L 2 2 ;   V = - w L 2
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se d C = 4,5m , determine a as distâncias d B e d D , b a máxima tensão no cabo.
Para a viga mostrada, determine (a) a intensidade P das duas forças concentradas para que o máximo valor absoluto do momento fletor seja o menor possivel, (b) o valor correspondente de M m á x á .
Para a viga e o carregamento mostrados na figura, (a) escreva as equações das curvas do esfroço cortante e do momento fletor, (b) determine o máximo momento fletor.
O cabo A C B suporta um carregamneto uniformemente distribuido ao longo da horizontal como mostra a figura. O ponto mais baixo C está a 9m à direita de A . Determine (a) a distância vertical a , (b) o
Uma calha de aço de peso por unidade de comprimento w = 300N / m forma um dos lados de um lance de escada. Determine a força interna no centro C da calha em razão do seu próprio peso para cada condiçã