A viga AB tem massa e espessura desprezíveis e está sujeita a uma carga distribuída triangular. Ela é apoiada por um pino em uma ponta e por um poste com massa de e espessura desprezível na outra. Determine a menor força necessária para mover o poste. Os coeficientes de atrito estático, em e em , são e , respectivamente.
Passo 1
Fala aí, galerinha do Responde aí. Tudo bem? Bora pra mais uma questão.
Primeiramente, devemos determinar a força de compressão em para podermos determinar o atrito do poste com o chão. A poste serve de apoio neste caso. Fazendo o DCL:
Aplicando a equação de equilíbrio para descobrir
Essa é a resultante no apoio
Passo 2
Agora, note que temos dois pontos que devem ser sustentados pelo atrito na barra Primeiramente, em há um apoio que é sustentado pelo atrito entre e . Já em temos outro apoio sustentado pelo atrito de com o chão. Logo, vamos determinar as forças normais em cada ponto e multiplicar pelo coeficiente de atrito para acharmos as forças de sustentação (que são de atrito). No ponto
Já no ponto além dessa força do apoio teremos a atuação do peso do poste, que será:
Logo, a força em é:
Passo 3
Agora, podemos calcular a força de atrito em cada ponto multiplicando a normal pelo coeficiente de atrito em cada ponto:
Como queremos a máxima força P, devemos pegar a força de atrito menor, que é o atrito no ponto Neste caso, a máxima força que poderá ser aplicada é aquela que gerará uma força horizontal de intensidade no máximo igual à força de atrito no ponto Logo:
Este é o máximo valor de que pode ser aplicado. Lembrando que devemos comparar o atrito com a componente horizontal de e não com o valor de