Para a viga uniforme em balanço, com o carregamento mostrado, determinar: ( a ) a declividade da extremidade livre; ( b ) a deflexão da extremidade livre.

Passo 1

Fala galera, beleza? Bora resolver mais um exercício de Resmat. Neste problema temos uma viga com uma das extremidades livre e outra engastada.

Para encontrarmos a declividade no ponto A , vamos utilizar o apêndice D do nosso livro pra podermos encontrar uma tabela de deformações de vigas e assim, a equação de rotação adequada para este caso, que corresponde ao caso 3 da tabela. Logo:

θ = - M L E I

Substituindo, vamos encontrar a declividade na extremidade livre. Temos:

θ A = M 0 L E I

Opa, já encontramos a declivade. Vamos à caça da deflexão!

Passo 2

Em seguida, para encontrarmos a deflexão no ponto A , temos que utilizar a tabelinha do apêndice D de novo, só que dessa vez vamos procurar a equação da linha elástica. Ela é dada por:

y = - M 2 E I x ²

Subsituindo: y A = M 0 2 E I ( L ) y A = M 0 2 E I L

É isso, pessoal!!!

Resposta

θ A = M 0 L E I

y A = M 0 2 E I L

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determinea inclinação em B e a deflexão em C. EI é constante.
Uma ginasta de 60 kg está em pé no centro da trave (viga) de equilíbrio simplesmente apoiada. Se a trave for feita de madeira e tiver a seção transversal mostrada na figura, determine a deflexão máxim
A viga está sujeita à carga mostrada na figura. Determine a inclinação em A e o deslocamento em C. Considere que o apoio em A é um pino e em B, um rolete. EI é constante.
Determine a inclinação em C e a deflexão em B. EI é constante.
O aro do volante tem espessura t, largura b e peso específico γ . Se estiver girando a uma taxa constante w, determine o momento máximo desenvolvido no aro. Considere que os raios não se deformam. Dic