Descreva brevemente o modelo de Bohr. Como este modelo difere da física clássica?

Passo 1

Vamos lá.

Pelo modelo de Bohr os prótons (carga positiva) e nêutrons (carga neutra) ficam no núcleo do átomo.

Ao redor do núcleo temos a eletrosfera, onde ficam os elétrons (carga negativa).

Esses elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas. À cada órbita corresponde um nível de energia bem definido. Logo, o elétron não pode girar em qualquer órbita (qualquer distância em relação ao núcleo). Apenas determinados níveis de energia, e assim determinadas órbitas, são permitidas.

A absorção de energia faz com que o elétron “pule” para uma órbita mais energética.

A emissão de energia faz com que o elétron ”pule” para uma órbita menos energética.

Passo 2

O grande problema do modelo de Bohr para a física clássica é que, segundo ela, toda a partícula carregada (como o elétron), quando acelerada, causa a emissão de uma onda eletromagnética.

E como Bohr previa um movimento circular do elétron, existe aí o papel da aceleração centrípeta. Logo, o elétron de Bohr é uma partícula carregada sob aceleração, e deveria emitir energia.

Se o elétron emitisse energia na forma de ondas eletromagnéticas, ele deveria perder energia potencial e cinética, orbitando cada vez mais devagar e mais perto do núcleo.

O modelo de Bohr difere da física clássica, então, ao prever uma partícula carregada girando sem perder energia (num estado estacionário).

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Modelo Nuclear Atômico

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Dê o número de prótons, nêutrons e elétrons de um átomo de:Boro-11;10B;Fósforo-31;238U.
Determine o número total de prótons, nêutrons e elétrons de uma molécula de tetrafluoreto de carbono, C F 4 , supondo que todos os átomos são isótopos mais estáveis dos elementos.Qual é a massa total
J.J Thomson inicialmente chamou os raios produzidos em sua aparelhagem (Fig.B.5) de ‘raios canais’. Os raios canais sofrem desvios as passar entre os polos de um imã e depois atingem a tela de fosfóro
A massa de um átomo de flúor é 3,16 × 10 - 26k g .Quantos átomos de flúor estão presentes em um tanque de 3,50 L de gás flúor? A densidade do gás flúor no tanque é 0,777g . L - 1 .
Dê o número de prótons, nêutrons e elétrons de um átomo de:Trítio, 3H;69Ga;Selênio-79;247Cm.