a) Como uma molécula polar difere de uma apolar?
b) Os átomos X e Y têm diferentes eletronegatividades. A molécula diatômica XY será necessariamente polar? Explique.
c) Quais destas moléculas devem ter momento dipolo resultante diferente de zero (explique): ?
Passo 1
a) Para que uma molécula seja polar ela precisa possuir ao menos uma ligação polar, que gere um momento dipolo, e que os seus momentos dipolo não se anulem entre si. Ou seja, que seu momento dipolo resultante seja diferente de zero.
Para isso, precisamos conhecer a geometria da molécula, de modo a determinar a orientação dos diferentes vetores de momento dipolo e verificar se os mesmos terão suas intensidades somadas ou canceladas entre si.
Em uma molécula polar, o centro de carga negativa não coincide com o centro de carga positiva.
Passo 2
b) Sim!!!
Como as eletronegatividades são diferentes, vai existir um momento dipolo na ligação entre X e Y. Como não existem outras ligações na molécula, não existe a possibilidade dde um outro momento dipolo anular aquele formado entre X e Y.
A molécula será polar.
Passo 3
c) A molécula de será apolar, pois não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos na ligação.
A molécula de será polar, uma vez que a diferença de eletronegatividade entre C e O gera um momento dipolo na molécula.
A molécula de será apolar. Embora cada uma das ligações C=O seja polar, os dois momentos dipolo formados estão na mesma direção, mas em sentidos opostos. Assim o momento dipolo resultante é nulo.
A molécula de será polar. As ligações O-H são polares pela diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos. Como a geometria da água é angular, os momentos dipolo não se anulam e a molécula possui um momento dipolo resultante diferente de zero.
Resposta
a) Ela possui momento dipolo resultante diferente de zero.
b) Sim.
c) e .