Determine o valor de no pórtico dado abaixo:
Passo 1
Perceba que temos que determinar o valor de , certo? Para isso temos que entender o que isso significa, para isso precisamos entender o que cada termo da nossa deformação significa.
Ou seja, podemos dizer que queremos saber qual a rigidez no ponto 2 quando deformamos a chapa 1, ou seja, o primeiro termo diz o local que queremos saber (2) e o segundo termo diz o nó que temos que deformar (1).
Sendo assim teremos que:
Perceba que na barra 1 temos um engaste e uma chapa, que representam um estrutura Bi-engastada. Já na barra 2 temos uma chapa de um lado e um rotula do outro, que representa um apoio, logo, uma estrutura engastada e apoiada, sendo assim as fórmulas a serem usadas são:
Sendo assim teremos que:
Como desejamos saber o que acontece no ponto 2 (que é um apoio) devido a rotação da chapa 1, precisamos definir o valor das rigidezes, e determinar a reação no apoio 2, e assim determinaremos exatamente o nosso valor de , sendo assim teremos que:
O único que produz reação horizontal é a barra 1, sendo assim teremos que:
Como mantemos a direção e sinal calculados para V1, e V2 tem o mesmo valor e o sentido, temos que a reação de apoio, e consequentemente o valor de , será: