A Fig. 5-22 mostra vistas superiores de quatro situações nas quais forças que atuam sobre um bloco que está em um piso sem atrito. Se os módulos das forças forem escolhidos apropriadamente, em que situações é possível que o bloco esteja (a) em repouso e (b) se movendo com velocidade constante?
Passo 1
A primeira coisa a se perceber nesse exercício é que as letras a e b têm a mesma resposta, já que, nas duas situações, a aceleração do corpo é zero e, portanto, a resultante das forças é nula.
Passo 2
Agora podemos analisar caso a caso.
- possui uma componente vertical, que não é balanceada por , portanto, não há resultante nula.
- Se o módulo das forças forem iguais, a resultante será nula.
- Com o mesmo motivo da situação (1), e possuem componentes verticais para o mesmo sentido, o que não deixa a resultante ser nula.
- A força tem componentes horizontal e vertical e as duas no sentido contrário das forças e , portanto, se essas componentes tiverem módulos apropriados, a resultante pode ser nula.
Resposta
a) 2 e 4
b) 2 e 4
Exercícios de Livros Relacionados
Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apenas com esta informação, você pode dizer qual a orientação do movimento da bola em relação a algum referencial inercial? Explique.
Um saco de guloseimas encontra-se sobre o assento de seu carro quando você para em um semáforo vermelho. O saco não escorrega sobre o assento. Desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identifi
3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre correspondente? Liste-os.
5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.