Sob a ação de duas forças, uma partícula se move com velocidade constante v → = 3 m s i ^ - 4 m s j ^ . Uma das forças é F 1 → = 2   N i ^ + - 6   N   j ^ . Qual é a outra?

Passo 1

A parte mais importante do enunciado é a que diz que a partícula se move com velocidade constante. Com isso, sabemos que a resultante das forças que age no corpo é nula.

E sabendo disso, nós conhecemos a primeira lei de Newton, que nos confirma que:

∑ T o d a s   a s   f o r ç a s = 0

Passo 2

Usando então a primeira lei:

∑ T o d a s   a s   f o r ç a s = 0 → F 1 → + F 2 → = 0 ∴ F 2 → =   - F 1 →

E então encontramos a força que procurávamos:

F 2 → = - 2   N i ^ + 6   N j ^

Resposta

F 2 → = - 2   N i ^ + 6   N j ^

Exercícios Resolvidos de Primeira Lei de Newton

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apenas com esta informação, você pode dizer qual a orientação do movimento da bola em relação a algum referencial inercial? Explique.
Um saco de guloseimas encontra-se sobre o assento de seu carro quando você para em um semáforo vermelho. O saco não escorrega sobre o assento. Desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identifi
3. Um tijolo cai do telhado de uma loja de três andares. Quantos vetores força seriam representados no diagrama de corpo livre correspondente? Liste-os.
5. Você arremessa uma bola no ar diretamente para cima. Imediatamente após tê-la lançado, que forças são exercidas sobre a bola? Para cada força de sua lista, (a) decida se ela é uma força de contato
9. Se um objeto encontra-se em repouso, você pode concluir que não existem forças exercidas sobre ele? Explique.