Uma agência de empregos deseja verificar o grau de satisfação de seus clientes. Para tanto, escolheu aleatoriamente domicílios de famílias de bairros classe A, B e C, que fizeram uso da agência e solicitou que um questionário fosse preenchido pela pessoa responsável na família. Os questionários foram devidamente codificados, a fim de fornecer um índice de satisfação que varia de 1 a 5 (totalmente satisfeito). Os resultados estão apresentados a seguir. Qual seria sua conclusão, considerando α = 0,05 ?

Passo 1

Temos um problema com K = 3 , n 1 = 10 ,   n 2 = 8 , n 3 = 7 e portanto n = 5 e teremos que montar uma tabela de análise de variância depois de calcular, os Graus de Liberdade Entre e Dentro, as somas dos quadrados Entre e Dentro, os Quadrados Médios Entre e Dentro, e por último F que é a relação Q M E Q M D .

Passo 2

Montando a tabela:

Passo 3

Temos uma situação onde F ~ F 2 ,   2 2   e com o nível de significância α = 5 % ,   podemos usar a tabela no Apêndice A, para achar f = 3 , 443 .

Passo 4

Pela tabela temos que f o b s = 8,185 , como f o b s > f , podemos concluir que o índice de satisfação do cliente é diferente, dependendo da classe social do domicilio.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados