Arranjo Redundante de Discos Baratos (RAID - Redundant Array of Inexpensive Discs) é uma tecnologia que usa discos rígidos múltiplos para aumentar a velocidade de transferência de dados e fornecer cópia de segurança instantânea de dados. Suponha que a probabilidade de qualquer disco rígido falhar em um dia seja de 0,001 e que as falhas do disco sejam independentes.
- Suponha que você implemente um esquema de RAID 0, que usa dois discos rígidos, cada um contendo uma imagem do outro no espelho.
- Suponha que você implemente um esquema de RAID 1, que divide os dados em dois discos rígidos. Qual é a probabilidade de perda de dados? Considere que a perda de dados ocorrerá se no mínimo um disco falhar dentro do mesmo dia.
Qual a probabilidade de perda de dados? Considere que a perda de dados ocorrerá se ambos os discos falharem dentro do mesmo dia.
Passo 1
Nos é dado o seguinte:
Letra a:
Suponha que temos dois discos rígidos. Vamos denotar os eventos:
Também nos dão o seguinte:
Passo 2
O evento de falha de ambas as unidades no mesmo dia pode ser representado como a intersecção dos eventos e . Portanto:
Aqui, nós sabemos que as falhas da unidade são independentes. Portanto, podemos usar o
propriedade de multiplicação fornecida abaixo.
Propriedade da Multiplicação: Dois eventos A e B são independentes se e somente se:
Passo 3
Letra b:
O evento em que há pelo menos uma unidade falha no mesmo dia pode ser representado como a união dos eventos e (um disco rígido falha ou ambos falham):
Aqui, nós usamos a seguinte proposição.
Proposição: Para cada dois eventos A e B,