O artigo "Two Parameters Limiting the Sensitivity of Laboratory Tests of Condoms as Viral Barriers" (J. of Testing and Eval., 1996, p. 279-286) relatou que, nos preservativos de marca A, entre 16 rasgos produzidos pela perfuração de uma agulha, o comprimento do rasgo médio da amostra foi 74,0 m, enquanto, para os 14 rasgos da marca B, o comprimento médio amostral foi 61,0 m (determinado pelo uso de microscópio de luz e micrógrafo de varredura eletrônica). Suponha que os desvios padrão amostrais sejam 14,8 e 12,5, respectivamente (consistentes com os intervalos amostrais dados no artigo). Os autores comentaram que o preservativo de marca B, mais espesso, apresentou um comprimento médio do rasgo menor que o preservativo de marca A, mais fino. Essa diferença é, de fato, estatisticamente significativa? Determine as hipóteses apropriadas e teste em 0,05.
Passo 1
Deixe denotar o verdadeiro comprimento médio do rasgo para a Marca A e deixe denotar a média verdadeira comprimento do rasgo para a marca B. As hipóteses relevantes são
Passo 2
Assumindo que ambas as populações têm distribuições normais, o t de duas amostras
teste é apropriado. m = 16, , então o
aproximado d.f. é , que arredondamos para 27. O teste
estatística é . Da Tabela A.7, o . Em um nível de significância de 0.05, é rejeitado e concluímos que o comprimento médio do rasgo para Brand A é maior que a da marca B.
Resposta
Não rejeite a hipótese nula.