Os autores do artigo "Dynamics of Canopy Structure and Light Interception in Pinus elliotti, North Florida" (Ecological Monographs, 1991, p. 33-51) planejaram um experimento para determinar o efeito de fertilizantes em uma medida de área plantada. Diversos gráficos estavam disponíveis para o estudo e metade foi selecionada aleatoriamente para ser fertilizada. Para garantir que os quadros que receberiam o fertilizante e os quadros de controle fossem semelhantes, antes de começar o experimento, a densidade de árvores (o número de árvores por hectare) foi registrada para oito quadros a serem fertilizados e para oito quadros de controle, resultando nos dados fornecidos. A saída do MINITAB é exposta a seguir.

a. Construa um boxplot comparativo e comente sobre quaisquer características interessantes. b. Você concluiria que há uma diferença significativa na densidade média de árvores dos quadros fertilizados e de controle? Use 0,05. c. Interprete o intervalo de confiança dado.

Passo 1

  1. Embora a mediana da parcela de fertilizantes seja maior do que a das parcelas de controle, a os dados da parcela de fertilizantes parecem distorcidos negativamente, enquanto o oposto é verdadeiro para o controle dados de plotagem

    Passo 2

  2. Um teste de H 0   :   μ 1 - μ 2 = 0 vs H a   :   μ 1 -   μ 2 ≠ 0 produz um valor t de -0,20 e um valor p de duas caudas de 0,85. (d.f. = 13). Nós falharíamos em rejeitar H o ; os dados não indicam uma diferença significativa nas médias.
  3. Com 95% de confiança podemos dizer que a verdadeira diferença média entre a densidade da árvore das parcelas de fertilizantes e a das parcelas de controle está em algum lugar entre –144 e 120. Como esse intervalo contém 0, 0 é um valor plausível para a diferença, que suporta a conclusão com base no valor de p.

Resposta

Ver o desenvolvimento.

Exercícios de Livros Relacionados