Exposição a longo prazo de trabalhadores têxteis ao pó liberado durante o processamento pode

resultar em problemas graves de saúde. Assim, os pesquisadores de fibra têxtil investigaram métodos que re sultarão em riscos reduzidos enquanto preservam as propriedades importantes do tecido. Os dados a seguir sobre a instalação dos fiação (kN/kg) Opções em cinco rotações de disponibilidade diferentes originam-se do artigo "Tratamento Térmico de Algodão: Efeito no Teor de Endotoxinas, Fibras e Fios Propriedades e Processabilidade" (Textile Research J., 1996, pág. 727-738).

Os autores do artigo referido afirmaram que a resistência dos espécimes aquecidos pareceu, em média, ser levemente mais elevada que dos espécimes de controle. A diferença é estatisticamente significativa? Determine e teste as hipóteses relevantes, usando 0,05 para calcular o valor P.

Passo 1

Esses são dados pareados, então o teste t pareado é empregado. As hipóteses relevantes são

H 0   :   μ d = 0

H a   :   μ d < 0

Onde μ d denota a diferença entre a população força de controle média menos a força aquecida média da população. O observado as diferenças (controle – aquecida) são: -.06, .01, -.02, 0 e -.05.

Passo 2

A média e o padrão da amostra desvio das diferenças são d - = -.024 e s d = .0305. A estatística de teste é

t = - 0.024 0.305 5 =   - 1.76   ≈ - 1.8

da Tabela A.7, com d . f .   =   5   –   1   =   4 , o valor de p de cauda inferior associado a   t   =   - 1,8   é   P ( t   <   - 1,8 )   =   P ( t   >   1,8 )   =   0,073 . No nível de significância 0.05 , H 0

não deve ser rejeitado. Portanto, esses dados não mostram que a resistência média aquecida

excede a força média para a população de controle.

Resposta

Não

Exercícios de Livros Relacionados