Com base na informação que você conhece, crie os valores e as respectivas probabilidades para a variável número de filhos em famílias, no caso da população considerada ser:

  1. A classe média paulistana.
  2. Os habitantes do interior do Maranhão.

Passo 1

O exercício nos deixou bem livre para criar os valores e as respectivas probabilidades para nossa questão, daí, sendo X nossa variável número de filhos em famílias e os valores de X podem ser 0, 1, 2, 3 ou 4, representando o número de filhos.

Em (a) temos que a população considerada é a classe média paulistana, é de se imaginar que por ser uma população de classe média em uma cidade de grande movimentação industrial e comercial, as famílias tendem a ter menos filhos. Assim, criando a tabela de distribuição das probabilidades de variáveis aleatórias, teremos:

Lembrando que a tabela foi feita de acordo com informações que acredito serem verdade. Considerando as famílias de classe média paulistana com nível de instrução maior e a falta de interesse de terem muitos filhos por causa do trabalho.

Passo 2

Já em (b), estamos levando em consideração os habitantes do interior do Maranhão, como podemos imaginar, a nossa tabela ficará meio invertida em relação ao primeiro caso, imaginamos que por ser uma população do interior a probabilidade de terem mais filhos para ajudar nas tarefas junto com a família seja maior, assim, a tabela de distribuição das probabilidades de variáveis aleatórias ficará da seguinte forma:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados