Enunciado
Probabilidade e Estatística - Montgomery - Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros- Ed: 4º - Capítulo 3.Exercícios - Ex. 112
Dados provenientes de www.centralhudsonlab.com Determinar o que o número médio de fragmentos de insetos em uma barra de 225 g de chocolate foi igual a 14,4, porém três marcas apresentaram contaminação por inseto maior do que duas vezes a média. Veja U.S. food and drug administration center for food safety and applied nutrition for defect action levels (Centro Americano de administração para alimentos e drogas para a segurança alimentar e Nutrição aplicada para níveis de ação de falha) para produtos alimentícios. Considere que o número de fragmentos (contaminantes) segue a distribuição de Poisson.
- Se você consumir uma barra de 225 g de uma marca com o nível médio de contaminação, qual será a probabilidade de não ter contaminantes de por insetos?
- Suponha que você consuma barra que tem 1/5 do tamanho testado (45 g) de uma marca com o nível médio de contaminação. Qual é a probabilidade de não ter contaminante por inseto?
- Se você consumir sete barras de 28.35 g essa semana, de uma marca com o nível médio de contaminação, qual será a probabilidade de você consumir um ou mais fragmentos de inseto em mais de uma barra?
- a probabilidade de um resultado de um teste ser maior do que duas vezes a média de 14.4 não é usual ou pode ser considerada uma variação típica? Explique.
Passo 1
Seja X a variável aleatória de Poisson com a média igual a . A função de massa de probabilidade de X:
Se a média for 14.4 fragmentos de inseto por barra de chocolate de 225 gramas, nós podemos definir o parâmetro :
e medimos T em unidades de barra de chocolate de 225 gramas. Nós empregamos a fórmula, substituindo o T apropriado para o problema dado.
Passo 2
Letra a:
Defina T = 1 e calcule usando a expressão acima:
Passo 3
Letra b:
Defina T = 0.2 (um quinto da barra de chocolate de 225 gramas!) e calcule usando a expressão acima:
Passo 4
Letra c:
Defina (um quinto da barra de chocolate de 225 gramas!) e calcule usando a expressão acima:
Esta é a probabilidade de consumir um ou mais fragmentos de inseto em uma barra única. Apresente a variável aleatória binomial Y com os parâmetros . Agora é fácil calcular:
Passo 5
Letra d:
É incomum, porque o desvio padrão é
fragmentos de insetos por barra de chocolate de 225 gramas, e o intervalo de tamanho 3.79 em torno da média de 14.4 ainda está muito longe de
Resposta
- 0.056
- 0.999887
- Incomum