Delegados de 10 países, incluindo Rússia, França, Inglaterra e os EUA, devem sentar-se lado a lado. Quantos arranjos de assentos diferentes são possíveis se os delegados franceses e ingleses tiverem que sentar-se lado a lado e os delegados da Rússia e dos EUA não puderem sentar-se lado a lado.
Passo 1
Opa galeeeeera! Hoje vamos aprender a montar um comitê.
Aqui temos 10 pessoas, e vamos formar uma “fila” com todos e. Vamos utilizar o método destrutivo para calcular as possibilidades de cada uma das restrições.
Para isso vamos utilizar a formula da combinação, que pode ser descrita pela expressão:
Essa formula nos dá a quantidade de diferentes grupos são possíveis formar com pessoas, com integrantes cada.
Passo 2
O método destrutivo se baseia em calcularmos todas as possibilidades sem aplicar as restrições envolvidas e depois calcular quantas destas possibilidades com a restrição e subtrair estas do total.
Vamos começar calculando as formas de colocar os 10 delegados de forma que o Frances e o Inglês sentam juntos. Para isso vamos imaginar que os dois são um “grupinho” e que nessa dupla há posições possíveis ( ).
Então temos os 8 restantes + o grupo totalizando 9 objetos que queremos permutar, ou seja, formas de se fazer isto.
Pelo Principio Fundamental da contagem a quantidade total de formas de se formar esta “fila” é:
Passo 3
Agora calculando os casos que os delegados dos EUA e da Rússia também sentam juntos.
A ideia será a mesma, teremos o grupo do francês com o inglês e o grupo do Americano com o Russo, e fora estes 2 grupos teremos os 6 delegados restantes para permutar. Então temos no total entidades. Então permutando estes 8 elementos e cada dupla de pessoas:
Passo 4
Note que se subtrairmos o resultado do passo 2 pelo resultado do passo 1 teremos a nossa resposta pois estaremos tirando todos os casos da restrição. Então a resposta é:
Resposta
Há possibilidades de se formar este comitê.