Enunciado
Probabilidade e Estatística - Walpole - Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências- Ed: 8º - Capítulo 8.Exercícios - Ex. 36
Duas ligas de metal, e , são usadas para a fabricação de certo produto de aço. Um experimento precisa ser planejado para comparar as duas ligas em termos de capacidade máxima de carga, em toneladas. Esse é o máximo que pode ser tolerado sem haver quebras. Sabe-se que os dois desvios-padrão da capacidade de carga são iguais a cinco toneladas cada. Um experimento foi conduzido, no qual 30 espécimes de cada liga ( e ) foram testados e resultaram em
Os fabricantes da liga A estão convencidos de que esta evidência mostra conclusivamente que e apoiam firmemente sua liga. Os fabricantes da liga B afirmam que o experimento poderia ter facilmente resultado em , mesmo se as médias das duas populações fossem iguais. Em outras palavras, ‘as coisas estão inconcludentes’!
(a) Crie um argumento de que os fabricantes da liga estão errados. Faça isso calculando
(b) Você acredita que esses dados apoiam fortemente o fabricante ?
Passo 1
Falaa, meu querido/minha querida. As amostras tem os seguintes tamanhos , enquanto os desvios-padrão são .
A distribuição amostral de será aproximadamente normal, e como determinamos que estamos assumindo que , teremos a seguinte média e desvio padrão:
Então, para os cálculos!!!
Passo 2
Agora, podemos encontrar a probabilidade solicitada:
Usando os valores da tabela de valores de distribuição normal, temos:
Portanto, podemos concluir que se as duas médias populacionais forem iguais, existe apenas de chance de que a diferença das duas médias amostrais seja maior que 4. Logo, podemos finalizar dizendo que os fabricantes da liga estão errados.
Passo 3
Sim. A diferença nas médias da população não é necessariamente 4 ou superior, mas o experimento realizado mostrou que há uma alta probabilidade de que a liga seja melhor.
Resposta
a)
b) Sim.