Uma empresa de doces distribui caixas de chocolate com uma mistura de cremes, caramelos e bebidas. Suponha que o peso de cada caixa seja de um quilograma, mas os pesos individuais dos cremes, caramelos e das bebidas variem de uma caixa para outra. Para uma caixa selecionada aleatoriamente, sejam e os pesos dos cremes e dos caramelos, respectivamente, e suponha que a função de densidade conjunta dessas variáveis seja
(a) Determine a probabilidade de que, em certa caixa, os chocolates com bebida sejam responsáveis por mais do que 1/2 do peso.
(b) Determine a densidade marginal para o peso dos cremes.
(c) Determine a probabilidade de que o peso dos caramelos em uma caixa seja menor que 1/8 de quilograma, se sabemos que os cremes constituem 3/4 do peso.
Passo 1
Falaa, meu querido/minha querida. Como e são duas variáveis aleatórias contínuas. Para calcularmos a probabilidade vamos usar a fórmula abaixo, a integral definida no intervalo solicitado:
E para definirmos a densidade marginal, para a variável , temos:
Então, bora realizar a questão!!!
Passo 2
Como é o peso dos cremes, é o peso dos caramelos e o peso total da caixa é . Sabemos que o peso dos bombons é .
Nós precisamos achas a probabilidade .
Passo 3
Usando a fórmula da função da densidade marginal que definimos no Passo 1.
Passo 4
Por fim, para definirmos a probabilidade de que o peso dos caramelos em uma caixa seja menor que 1/8 de quilograma, se sabemos que os cremes constituem 3/4 do peso. Precisamos usar distribuição condicional, e a probabilidade de interesse é
Resposta
(a)
(b)
(c)