Um estudo para avaliar a capacidade dos sistemas de zonas alagadiças (wetlands) de fluxo de subsuperfície, para remover a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e vários outros componentes químicos produziu os dados a seguir sobre aumento do volume de DBO e remoção do volume de ("Subsurface Flow Wetlands - A Performance Evaluation", Water Envir. Res., 1995, p. 244-247).
a. Elabore um boxplot tanto para o aumento do volume como para sua remoção e comente qualquer característica interessante.
b. Elabore um gráfico de dispersão dos dados e comente qualquer característica interessante.
Passo 1
E aí pessoal partiu para mais uma questão de (probabilidade)? Abaixo começaremos trazendo algumas informações do enunciado:
Elabore um boxplot tanto para o aumento do volume como para sua remoção e comente qualquer característica interessante.
a. Gráficos de caixa de ambas as variáveis:
Tanto no boxplot de carregamento em massa BOD quanto no boxplot de remoção em massa BOD existem 2 valores atípicos. Ambas as variáveis são positivamente assimétricas.
Passo 2
Elabore um gráfico de dispersão dos dados e comente qualquer característica interessante.
b. Gráfico de dispersão dos dados:
Existe uma forte relação linear entre o carregamento de massa de BOD e a remoção de massa de BOD. À medida que o carregamento aumenta, o mesmo acontece com a remoção. Os dois outliers vistos em cada um dos boxplots são vistos como correlacionados aqui. Há uma observação que parece não corresponder ao padrão do revestimento. Este valor é (37,9). Pode-se esperar um valor maior para a remoção da massa de DBO.
Resposta
Ambas as variáveis são positivamente assimétricas.
b. Este valor é (37,9). Pode-se esperar um valor maior para a remoção da massa de DBO.
Espero que tenham aprendido com essa questão, até a próxima !