Um experimento com cobaias consistia em comparar o desempenho de uma tarefa para dois métodos de aprendizagem. cada cobaia teve seu desempenho medido, atribuindo-se uma nota de 0 a 10. Essa medição ocorreu imediatamente após cada aprendizagem. Os idealizadores do Método 2 alegam que seu método é mais eficiente e, portanto, deve produzir maior nota. De estudos anteriores, sabe-se que, após uma semana, o aprendizado de um método é esquecido e, portanto, fixou-se esse intervalo de tempo entre a aplicação dos métodos. Além disso, foi estabelecido que o modelo Normal é adequado para as variáveis envolvidas. As notas obtidas foram as seguintes:

Formule as hipóteses de interesse e faça o teste conveniente, considerando um nível de significância α = 5 % .

Passo 1

E ai meu querido, para resolver essa questão temos que fazer um teste de hipótese para testar se houve mudança significativa na poluição sonora em cidades grandes após a campanha educativa:

H 0 : μ 1 = μ 2 H a : μ 1 < μ 2

Vamos seguir o passo a passo do Caso 1 descrito na seção 9.2 do livro. Recomendo que observe a resolução do Exemplo 9.3 porque é similar. Esse exercício também é semelhante com o exercício 1 dessa seção.

Passo 2

Utilizarei uma ferramenta de “Análise de Dados” do Excel, chamada de “Teste-T: duas amostras em par para médias” que vai nos dar o seguinte resultado:

Passo 3

Vamos utilizar a distribuição de t-Student nesse problema e podemos calcular t o b s através da seguinte fórmula:

t o b s = d o b s s D o b s / n

Após esses cálculos o valor encontrado para t o b s = - 1,5 que é o que o Excel chama de Stat t.

Passo 4

Como estamos tratando de um teste unilateral inferior, temos que nossa região crítica será t < - 1,1833 . Como t o b s = - 1,5 ele se encontra na região de aceitação e podemos concluir que com um nível de significância de 5% o Método 2 não gera notas maiores que o Método 1.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados