Um presidente, um tesoureiro e um secretário, todos diferentes, serão escolhidos de um clube formado por 10 pessoas. Quantas escolhas diferentes são possíveis se:
- Não houver restrições?
- A e B não trabalharem juntos?
- C e D trabalharem juntos, senão não trabalharão em hipótese alguma?
- E necessariamente ocupar um cargo?
Passo 1
E aí.....tudo belezinha?
Considerando que são cargos diferentes, temos que levar em conta que sem restrições teremos que utilizar o arranjo simples.
Passo 2
Para resolver a letra b, consideraremos as possibilidades sem ambas as letras sendo assim obteremos e as possibilidades nas quais há somente uma das letras, sendo obtido por como podemos ter ou A ou B no grupo anterior temos.
Passo 3
Para resolver a letra c, devemos considerar a as possibilidades de ambas as letras não estarem, como na questão anterior, e também a possibilidade de C e D trabalharem juntos, sendo assim obtemos:
Passo 4
Para resolver a letra d, devemos considerar a teoria dos conjuntos sendo A o conjunto de possibilidades que A vem antes de B e C o conjunto de possibilidades que C vem antes de D. Considerando isso devemos realizar a intersecção de ambos os conjuntos
Passo 5
Para resolver a letra d, consideraremos que E deve aparecer em qualquer uma das posições, sendo assim, podemos considerar o total e a quantidade de vezes que E não apareceria, obtendo.
E agora, bora para a próxima questão =)
Resposta
- 720;
- 672;
- 384
- 216.