Existem diferentes formas de classificar o petróleo. Uma delas seria definir o tipo pelos hidrocarbonetos presentes na mistura: petróleo parafínico, petróleo naftênico, petróleo aromático. Outra classificação muito utilizada se baseia na propriedade física da densidade do petróleo, o grau API, criado pelo American Petroleum Institute (API). O grau API é determinado pela seguinte fórmula:
O preço do barril de petróleo que é constantemente anunciado em jornais é o do barril de petróleo brent, um petróelo reconhecido como padrão internacional com grau API entre 38 e 40. Sabendo-se que após o refino do petróelo brent quase dele é aproveitado como diesel enquanto gera a gasolina.
Sabendo que o petróleo produzido na bacia de campos apresenta 27°API espera-se uma produção maior em gasolina, ou em óleo diesel?
Dados
Passo 1
Vamos trazer uma analise mais simples entre a densidade do barril de petróelo e o seu grau API.
Analisando a fórmula:
quanto maior for a densidade menor vai ser o grau API.
Passo 2
Dessa forma o petróleo brent tem uma menor densidade que o petróleo produzido na bacia de campos. Essa maior densidade do óleo produzido em campos é consequencia de apresentar compostos com mais interações intermoleculares em sua composição, o que indica que nesse óleo a porcentagem de compostos com cadeias longas como as do diesel devem ser ainda maiores que as do petróleo Brent.
Resposta
O petróelo produzido em campos deve gerar um volume maior de diesel e menor de gasolina que o petróleo brent.