Lei da Condutância
Produzido por Marcelo BrillantinoTeoria
A Condutância elétrica a habilidade de transportar corrente elétrica, ou seja o inverso da resistência:
Quando a gente tem um fio transportando corrente elétrica, podemos calcular essa resistência usando a lei de Ohm. Mas…e se ao invés de um fio a gente tiver uma solução?!
Condutância em uma Solução Eletrolítica
Quando uma solução contêm íons dissociados ela pode transportar corrente elétrica! Chamamos essa solução de solução eletrolítica e para medir a condutância usamos o seguinte esqueminha:

Na figura acima temos uma solução eletrolítica e um circuito fechado com dois eletrodos. A resistência desse sistema pode ser escrita como:
Onde
Podemos também definir a condutividade
📢 Clique para ver mais:
Condutividade molar
A condutividade molar é a condutância equivalente, ela corresponde a condutância de um equivalente-grama do eletrólito dissolvido em um volume que seja suficiente para preencher o espaço entre dois eletrodos separados de 1 cm. Podemos calcula-la da seguinte forma:
Onde
Lei de Kohlrausch - Migração Independente dos Íons
Lei de Kohlrausch diz que: Quando a dissociação de um eletrólito é completa, em diluição infinita, e todos os efeitos interiônicos desaparecem, cada íon migra independentemente de seu contra-íon e faz uma contribuição definida para a condutividade molar a diluição infinita do eletrólito, independente da natureza do outro íon do eletrólito.
Matematicamente podemos escrever:
A partir dessa lei podemos determinar a condutividade molar de eletrólitos fracos, a partir de valores da condutividade a diluição infinita de eletrólitos fortes.
Agora vamos praticar com exercícios?