10 – O radical p-dinitrobenzeno aniônico pode ser preparado pela redução do p-dinitrobenzeno. Esse radical aniônico tem dois núcleos N equivalentes (I=1) e quatro prótons equivalentes. Esboce o espectro de EPR com a(N)=0,148 mT e a(H)=0,112 mT.
Passo 1
Para construirmos o espectro, primeiro temos que contabilizar o as intensidades dos conjuntos de linhas e o nº de linhas e suas intensidades relativas que será composta o conjunto de linhas do espectro.
Para um núcleo de um átomo de nitrogênio, 14N, que possui um spin de nº quântico I=1, o espectro desse átomo apresenta um conjunto de cinco linhas com intensidades de uma razão de 1:2:3:2:1. Cada conjunto destas linhas se divide em cinco linhas de intensidades relativas na proporção de 1:4:6:4:1.
Assim teremos um conjunto no total de 25 linhas que deve se apresentar no espectro.
Além disso, no espectro, como há presença de um grupo de 4 prótons equivalentes, o triângulo de Pascal deve ser aplicado no espectro.
Passo 2
Assim, um esquema para o espectro de EPR que pode ser esboçado, conforme as características apresentadas anteriormente, é o seguinte:
Onde, figura N(1) representa o núcleo 1 e N(2) representa o núcleo 2 de N.