Enunciado

25 – Esquematize o espectro de EPR do radical nitróxido de di-terc-butila, a 292 K, no limite de concentrações muito baixas (onde a troca química é desprezível), em concentrações moderadas (onde os efeitos de troca química começam a ser importantes) e em altas concentrações (onde os efeitos se tornam predominantes). Discuta como a observação da troca de elétrons entre os sensores de spin de nitróxido pode dar informações sobre a mobilidade lateral de lipídios nas membranas biológicas.

Passo 1

Vamos começar falando sobre a troca de elétrons entre os sensores e como uma observação sobre essa troca pode fornecer informações sobre a mobilidade de lipídios nas membranas biológicas.

A discussão que será feita a seguir será baseada nos mais variados conceitos vistos no capítulo 15 do Atkins, com adição de pesquisas em artigos sobre mobilidade de lipídios em membranas biológicas.

Passo 2

Quando a distância entre os elétrons dentro da molécula se aproxima de 800 pm, uma sobreposição do orbital de elétrons desemparelhados e interações dipolares entre momentos magnéticos causam uma troca de acoplamento devido as interações entre os spins. Isso inicia o processo de troca de elétrons.

O processo de troca de elétrons ocorre a uma taxa que aumenta conforme a concentração aumenta. Assim, o processo tem uma meia-vida que é tão longo a baixas concentrações que afeta a pureza do sinal EPR.

Quando a distância entre os elétrons dentro de uma membrana biológica, para elétrons com alta mobilidade, eles podem ter uma aproximação grande e a troca de interações pode promover um espectro de EPR com informações que mostram a mobilidade dos lipídios e que podem ser lidas através das concentrações transmitidas pelos sinais EPR.

Assim sendo, é possível ler a mobilidade pela concentração através do espectro EPR, isto devido a troca de elétrons entre os sensores de spin.

Passo 3

Com base em pesquisa bibliográficas, os espectros de EPR do radical nitróxido de di-terc-butila para variadas concentrações são:

Baixa Concentração:

Média Concentração:

Alta Concentração:

Mais alta concentração:

Resposta

Baixa Concentração:

Média Concentração:

Alta Concentração:

Mais alta concentração:

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A duração de um pulso a 90° ou 180° depende da intensidade B1 do campo. Se um pulso a 180° dura 12,5μ s , qual a intensidade B1 do campo? Qual seria a duração correspondente do pulso a 90°?
Os momentos de inércia dos haletos de mercúrio (II) lineares são muito grandes e os ramos O e S dos espectros Raman de vibração exibem pouca estrutura de rotação. Não obstante, os picos dos dois ramos
Deduza uma expressão para o valor de J correspondente ao nível de energia de rotação mais populado de um rotor diatômico na temperatura T, lembrando que a degenerescência de cada nível é 2J+1. Estime
A. Dalgarno, em Chemistry in the interstellar medium, Frontiers of Astrophysics, E.H. Avrett (ed.). Harvard University Press, Cambridge (1976), observou que, apesar de os espectros do CH e do CN apare
O espaço circundante às estrelas, denominado espaço circum-estelar, é consideravelmente mais quente, pois as estrelas são emissores de intensa radiação de corpo negro, com temperaturas da ordem de mil