Enunciado

112. (a) calcule o Ph de soluções 2,50 x 10-4 M e 2,50 x 10-6 M de Fenol(aq). Despreze o efeito da autoprotolise da água. (b) Repita os cálculos, levando em conta a autoprotolise da água.

Passo 1

Letra (a)

Como trata-se de um ácido fraco, para o calculo do ph nesta situação basta montar a tabelinha clássica para resolução de problemas deste tipo e pegar o valor de Ka do ácido em questão na tabela 11.9. Com isso, encontramos a concentração de íons hidrônio e a partir dela utiliza-se a formula clássica para o calculo de Ph.

Passo 2

Letra (b)

Neste caso, como foi dito para levar em consideração o efeito de autoprotolise da água, podemos utilizar da equação 18b, fazendo as substituições necessárias, encontrando a concentração de hidrônio e após isso, só aplicar a formular clássica para o calculo do Ph. Lembando que a equação 18b é uma equação cubica e para obter suas raízes seria ideal utilizar uma calculadora gráfica.

Resposta

  1. Explicativo
  2. Explicativo
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

108. Calcule o pH de uma solução 8,23x10-7M de NaNH2(aq).
106. Calcule o Ph de uma solução 7,49 x 10-8 M de HI (aq).
Decida, com base nas informações da Tabela 11.3, se o ácido carbônico dissolvido em amônia líquida é um ácido forte ou um ácido fraco. Explique sua resposta.
(a) O ácido nitroso reage com hidrazina em solução ácida para formar o ácido hidrazoico, H N 3 . Escreva a equação química e determine a massa de ácido hidrazoico que pode ser produzido a partir de 15
Sugira uma explicação para a diferença de força entre (a) ácido acético e ácido tricloro-acético; (b) ácido acético e ácido fórmico.