20 – Interprete as seguintes características dos espectros de RMN da lisozima da galinha:
A) A saturação de uma ressonância de próton atribuído à cadeia lateral da metionina-105 altera a intensidade das ressonâncias de próton atribuídas às cadeias laterais do triptofano-28 e da tirosina-23;
B) A saturação das ressonâncias de próton atribuídas ao tritofano-28 não afeta o espectro da tirosina-23.
Passo 1
Como este é um exercício de aplicação, é sugerível que se faça uma pesquisa sobre o assunto apresentado nesta questão, sobre os espectros de RMN da lisozima da galinha, em particular os espectros de RMN para as moléculas de metionina-105, triptofano-28 e tirosina-23.
Passo 2
Vamos primeiro pegar as estruturas das moléculas de metionina-105, triptofano-28 e tirosina-23.
As estruturas moleculares são apresentadas a seguir:
- Metionina-105:
-Triptofano-28:
-Tirosina-23:
Passo 3
Com as moléculas acima, vamos interpretar o que foi dito no enunciado analisando as características relativas que cada molécula possui entre si.
Você pode perceber que a molécula de metionina-105 possui ligado em sua cadeia molecular principal o seguinte grupo de átomos:
Olhando para as outras duas moléculas, você pode ver que estas outras duas também possuem ligado a suas cadeias principais o grupo de átomos acima com a mesma conformação, assim como para a metionina-105.
Então, essa característica em comum nessas três moléculas, em relação as suas cadeias laterais, faz com que a saturação da ressonância de próton relativo à cadeia lateral da metionina-105 modifique a intensidade das ressonâncias de próton atribuídas às cadeias laterais do triptofano-28 e da tirosina-23, assim como foi dito na afirmação A do enunciado.
Passo 4
Agora vamos analisar comparativamente as moléculas de triptofano-28 e tirosina-23, para interpretarmos a afirmação B.
Como foi dito que a saturação das ressonâncias de próton atribuídas ao triptofano-28 não afeta o espectro da tirosina-23, isso é devido ao fato de que para essas duas moléculas, em suas cadeias principais, há diferentes elementos estruturais em suas moléculas, não causando assim alterações nos espectros uma da outra.
Resposta
A)
A molécula de metionina-105 possui em sua cadeia lateral o mesmo grupo de átomos e com a mesma conformação estrutural que as moléculas de triptofano-28 e tirosina-23, causando assim alterações na intensidade de ressonância dos prótons destas substancias.
B)
As cadeias principais das moléculas de triptofano-28 e tirosina-23 possuem diferentes elementos estruturais.