Enunciado

22 – Sugira uma explicação para o fato de o tempo de relaxação spin-rede do benzeno (uma molécula pequena) num solvente deuterado móvel aumentar e o de um oligonucleotídeo (uma molécula grande), no mesmo solvente, diminuir.

Passo 1

Para você explicar este fenômeno você pode pensar em uma situação em que estas duas moléculas sejam expostas a uma certa variação de temperatura.

Com os conceitos vistos no capítulo 15 do Atkins, você conseguirá analisar como as duas moléculas, a molécula pequena e a molécula grande, vão se comportar em relação aos seus respectivos tempos de relaxação com a mudança de temperatura.

Passo 2

Então, vamos considerar uma situação em que a temperatura do local seja a temperatura ambiente e que a taxa de turbilhonamento (movimento de basculação das moléculas) do benzeno, a molécula pequena, em um solvente móvel pode ser próxima da frequência de Larmor e lembrando que o tempo de relaxação possui relação inversa com a frequência de Larmor, então consequentemente, o tempo de relaxação spin-rede será pequeno.

Com o aumento da temperatura, o movimento de basculação das moléculas pode aumentar bem além da frequência de Larmor, resultando em um aumento do tempo de relaxação spin-rede.

Assim, o tempo de relaxação da molécula pequena aumentará sob estas condições de mudança das variáveis do processo.

Passo 3

Agora para uma molécula grande, tal como para o oligonucleotídeo, na temperatura ambiente, a taxa de turbilhonamento (movimento de basculação das moléculas) pode ser bem abaixo da frequência de Larmor, mas com o aumento da temperatura esta será aproximada da frequência de Larmor devido a um efeito combinado entre o aumento do movimento térmico da molécula com a redução da viscosidade do solvente. E por isso o tempo de relaxação spin-rede pode decrescer.

Resposta

Para uma molécula pequena, o tempo de relaxação aumenta com a temperatura. Para uma molécula grande no mesmo solvente, o tempo de relaxação reduz com a temperatura.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Se o número de onda da transição rotacional J = 3- 2 do . 1 H 35 C l , considerado um rotor rígido, for 63,56c m - 1 , (a) qual é o momento de inércia da molécula? (b) qual é o comprimento da ligação?
A molécula C H 2 C l 2 pertence ao grupo de simetria C 2 v . Os deslocamentos dos átomos cobrem 5 A 1 + 2 A 2 + 4 B 1 + 4 B 2 . Quais são as simetrias dos modos normais de vibração?
Calcule a frequência da transição J = 4- 3 no espectro de rotação pura do . 14 N 16 O . O comprimento da ligação no equilíbrio é 115p m .
Os espectros Raman de rotação pura do C 6 H 6 gasoso e do C 6 D 6 gasoso levam às seguintes constantes de rotação: B C 6 H 6 = 0,18960c m - 1 , B C 6 D 6 = 0,15681c m - 1 . Os momentos de inércia das
O potencial de Morse (eq 13.54) é bastante útil como aproximação simples da energia potencial real de uma molécula. Para o RbH, por exemplo, tem se v=936,8 cm^-1, e xev=14,15 cm^-1. Faça o gráfico da