O ácido fluorídrico é usado em gravação de vidros porque reage com a sílica, SiO2(s), do vidro. Os produtos da reação são tetrafluoreto de silício aquoso e água. Escreva a equação balanceada da reação.

Passo 1

O problema nos apresenta a nomenclatura ou a fórmula química dos compostos envolvidos nas equações, agora basta que a gente balanceie elas, e para isso devemos utilizar o método das tentativas, que consiste em apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.

Nesta ordem: 1º Metais, 2º Ametais, 3º Carbono, 4º Hidrogênio e 5º Oxigênio.

Passo 2

Vamos começar colocando a fórmula química de cada um dos reagentes:

H F - á c i d o   f l u o r í d r i c o

S i O 2 - s í l i c a

Agora vamos escrever a fórmula química dos produtos:

S i F 4 - t e t r a f l u o r e t o   d e   s i l í c i o

H 2 O - á g u a

Colocando cada um de cada lado fica assim:

H F a q + S i O 2 s → S i F 4 a q + H 2 O ( l )

O balanço da equação se inícia com o silício, depois o flúor, seguido do hidrogênio e por último, o oxigênio. Mas vamos entender com calma!

Passo 3

Seguindo a ordem, começamos pelo metais. Neste caso é o S i .

Repara que tem 1 S i no reagente e 1 S i no produto, então não vamos mexer na reação ainda.

A reação segue igual então:

H F a q + S i O 2 s → S i F 4 a q + H 2 O ( l )

Vamos para o próximo!

Passo 4

O próximo é um ametal. No caso, é o F

Repara que tem   1 F nos reagentes e 4 F nos produtos. Então precisamos de 4   F nos reagentes. Fica assim:

4   H F a q + S i O 2 s → S i F 4 a q + H 2 O ( l )

Vamos para o próximo!

Passo 5

O próximo é o carbono, mas como nessa reação não tem C pulamos para o balanceamento do hidrogênio.

Repara que agora temos 4   H nos reagentes e no produto temos os 2   H da água. Então vamos precisar de duas águas para ter 4   H no produto. Fica assim:

4   H F a q + S i O 2 s → S i F 4 a q + 2   H 2 O ( l )

Vamos para o último!

Passo 6

Por fim, chegamos no oxigênio! Repara que temos 2   O nos produtos e nos reagentes. Ou seja, não precisamos mexer em nada. Deste modo, a reação balanceada final ficou assim:

4 H F a q + S i O 2 s → S i F 4 a q + 2 H 2 O ( l )

Resposta

4 H F a q + S i O 2 s → S i F 4 a q + 2 H 2 O ( l )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A densidade do carvalho é de 0,72g . c m - 3 . Supondo que o carvalho tenha a fórmula empírica C H 2 O , calcule a massa de água produzida quando uma tora de madeira de dimensões 12 c m × 14 c m × 25
Os camelos armazenam a gordura triestearina, C 57 H 110 O 6 , em suas corcovas. Além de ser uma fonte de energia, a gordura é também uma fonte de água pois, quando ela é usada, ocorre a reação 2C 57 H
Uma amostra de 9,670g de hidróxido de bário foi dissolvida e diluída até a marca de 250,0m L em um balão volumétrico. Foram necessário 11,56m L desta solução para atingir o ponto estequiométrico na ti
Compostos que possam ser usados para acumular hidrogênio em veículos estão sendo ativamente procurados. Uma reação que está sendo estudada para isso é L i 3 N s + 2H 2 g → L i N H 2 s + 2L i H ( s ) .
O composto diborano, B 2 H 6 , já foi considerado como um possível combustível de foguetes. A reação de combustão é B 2 H 6 g + 3O 2 l → 2H B O 2 g + 2H 2 O ( l ) O fato de que H B O 2 , um composto r