Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 10.1 - Ex. 46
Uma amostra de 5,0 mmols de Cl2(g) foi selada em um balão de 2,0 L e aquecida em 1200 K, até atingir o equilíbrio de dissociação ( Cl2(g) 2 Cl(g), . Calcular a composição da mistura no equilíbrio. (b) Se 5,0 mmols de Br2 fossem colocados dentro do recipiente, em vez do cloro, qual seria a composição de equilíbrio em 1200 K ( Br2(g) 2 Br(g), ? (c) Use os resultados de (a) e (b) para determinar qual é o mais estável em relação a seus átomos, Cl2 ou Br2, em 1200 K.
Passo 1
(a)Fazemos a tabela, convertendo mmols em mols e passando as quantidades que temos para 1,0 L (já que é por litro que se expressa a molaridade).
Pra expressão de K teremos:
Transformamos isso em uma equação de 2° grau:
Resolvendo-a, teremos
Assim, e
Passo 2
(b)Se você reparou, ambas as reações têm a mesma constante; partem da mesma quantidade inicial de reagente, e ocorrem à mesma temperatura. Logo, terão os mesmos valores de concentração pra cada espécie no equilíbrio. Nem tem que refazer a conta toda, né! Assim:
e
Passo 3
(c)As moléculas, nessa temperatura, de 1200 K, vão ter estabilidades praticamente iguais, pois as tendências das moléculas de Cl2 e Br2 se dissociarem é a mesma!
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)