Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 57
A azida de chumbo, é usada como detonador. (a) Que volume de nitrogênio, em condições normais (1 atm, 0°C) 1,5 g de azoteto de chumbo produzem quando se decompõem no metal chumbo e no gás nitrogênio? (b) 1,5 g de azida de mercúrio (II), , que também é usada como detonador, produziriam um volume maior ou menor de gás, sabendo que os produtos da decomposição são o metal mercúrio e o gás nitrogênio? (c) As azidas de metal são, em geral, explosivos potentes. Por quê?
Dado:
Passo 1
(a)Pra isso, vamos usar , pois temos todos os dados que precisamos, exceto, ainda, pelo número de mols de gerados. Mas isso se determina facilmente por estequiometria, a partir da seguinte reação química de decomposição:
Pela estequiometria da reação, determinamos , número de mols de gás nitrogênio gerados na decomposição de 1,5 g de azida de chumbo:
Agora, determinamos :
Passo 2
(b)Fazemos exatamente o mesmo, apenas mudando o detonador para azida de mercúrio:
Pela estequiometria da reação, determinamos , número de mols de gás nitrogênio gerados na decomposição de 1,5 g de azida de mercúrio:
Agora, determinamos :
Verificamos que se obtém um volume maior de gás nitrogênio com a azida de mercúrio.
Passo 3
(c)As azidas são íons instáveis que se decompõem facilmente em , que, assim como qualquer gás, tende a se espalhar rapidamente pelo espaço em que ocupam.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)