Calcule (a) a molalidade do cloreto de sódio em uma solução preparada por dissolução de 25,0 g de NaCl em 500,0 g de água; (b) a massa (em gramas) de NaOH que deve ser misturada com 345 g de água para preparar uma solução 0,18 m em NaOH(aq); (c) a molalidade da ureia, CO(NH2)2, em uma solução preparada por dissolução de 0,978 g de ureia em 285 mL de água.
Passo 1
No item a, nos é pedido a molalidade (b) do NaCl.
A molalidade é:
ou
Vamos lá: Quantidade de soluto : 25,0 g. Porém, a mesma deve ser dada em mol. Isso é fácil, é só dividir a quantidade em gramas do soluto, pela massa molar do mesmo.
A massa do solvente deve ser dada em kg. Como são 500 g de água, isso são 0,500 kg de água.
Logo,
Ou, bNaCl = 0,856 m
Passo 2
No item b, temos que fazer o inverso. Já sabemos a molalidade da solução e queremos saber a quantidade de soluto a adicionar. Além disso, a molécula é diferente.
Bem, a fórmula a ser usada será a mesma, mas vamos escrever diferente, deixando em evidência a nossa incógnita, ou seja, a quantidade de soluto.
Sabemos que a massa de solvente deve ser dada em kg, portanto, msolvente = 0,345 kg de água.
Achamos! Não, vamos com calma. A questão nos pede essa quantidade em gramas.
Logo,
A quantidade é g de NaOH.
Passo 3
Neste terceiro item, queremos novamente a molalidade, porém, temos que prestar atenção, pois o problema está querendo trollar a gente com as unidades.
Dados do problema: Quantidade de ureia = 0,978g ;
Quantidade de água = 285 mL
Sabemos que, a quantidade de ureia deve estar em mol e a de água em kg. Então, vamos fazer essa conersão.
Passo 4
MMureia: 60,06 g/mol
Agora vamos achar a massa em kg de água. Mas pera aí, como a gente converte mL para kg? Bem, qual a propriedade que a gente conhece que relaciona volume com massa? Isso mesmo, a densidade. Densidade da água: 1,0g/mL.
Chegamos assim, à molalidade da ureia na solução!!
Resposta
- bNaCl = 0,856 m
- 2,48 g de NaOH