Certos gases, chamados de gases de estufa, contribuem para o aquecimento global pois absorvem radiação infravermelha. Somente moléculas com momento de dipolo ou moléculas não polares que sofrem distorções momentâneas (como CO2, veja a figura 2 na Técnica Principal 1, que segue estes exercícios) podem absorver radiação infravermelha. Quais dos seguintes gases, que ocorrem naturalmente na atmosfera, podem funcionar como gases de estufa? (a) CO; (b) O2; (c)O3; (d)SO2; (e)N2O; (f)Ar.
Passo 1
A primeira informação importante desse exercício é saber que: Apenas moléculas com momento de dipolo ou moléculas apolares que sofrem distorções momentâneas podem sofrer radiação infravermelha.
Logo, sabemos que são essas as informações (junto com a figura 2 mencionada no enunciado) que teremos que testar nas seis moléculas em questão. Vamos partir das estruturas de lewis delas e investigar uma a uma essas qualidades.
Passo 2
Molécula apolar, que cria um dipolo e portanto, segundo o enunciado, pode funcionar como gás de estufa.
Passo 3
Molécula simétrica e polar, não pode funcionar como gás estufa.
Passo 4
A molécula possui um momento de dipolo e por isso, segundo as razões estabelecidas no passo 1 pode ser considerada um gás de estufa.
Passo 5
Esta molécula também pode ser considerada gás de estufa pois possui momento de dipolo.
Passo 6
Esta molécula também pode ser considerada gás de estufa pois possui momento de dipolo e é apolar.
Passo 7
Gás nobre, molécula estável, não pode ser considerado gás de estufa.
Resposta
a ,c, d, e