Escreva as equações líquidas balanceadas para as seguintes reações. Acrescente He/ou H2O necessários para obter o balanceamento

Passo 1

Para resolver qualquer um desses problemas, precisamos entender a reação redox. Redox é uma reação química onde a redução e a oxidação ocorrem ao mesmo tempo. A oxidação é um processo no qual uma espécie está doando elétron(s) para o receptor, enquanto a redução é um processo no qual um aceptor de elétrons está recebendo elétron(s). As reações de oxidação e redução também são chamadas de semi-reações.

Passo 2

  1. M n O 4 - ​ + V O 2 + → M n 2 + + V O H 4 +
  2. I 2 tem um número de oxidação 0 e então cada átomo da molécula recebe um elétron e se torna I - . Em H 2 S g , S tem um número de oxidação de 2- e então se torna S(s) com um número de oxidação 0. Isso significa que ele doa dois elétrons para a reação e participa da oxidação processo.
  3. Em C r 2 O 7 2 - , Cr tem um número de oxidação de 6+ e, em seguida, torna-se C r 3 + o que significa que cada Cr recebeu 3 elétrons do doador. U tem o número de oxidação de 4+ e, em seguida, torna-se 6+ em U O 2 2 + o que significa que ele doou 2 elétrons para a reação.
  4. Cl tem um número de oxidação de 1- e então ele se torna 0 o que significa que na molécula C l 2 , cada Cl doou um elétron. Em M n O 2 ( s ) , Mn tinha um número de oxidação de 4+ e tornou-se M n 2 + o que significa que recebeu 2 elétrons do doador.
  5. Passo 3

  6. Em I O 3 - , I tenho um número de oxidação de 5+ e então ele se torna 0, o que significa que ele recebeu 5 elétrons do doador.  I - doou um elétron para a reação e tornou-se I com um número de oxidação 0.
  7. Em I O 3 - , I tenho um número de oxidação de 5+ e então ele se torna 1, o que significa que ele recebeu 4 elétrons do doador.  I - doou dois elétrons à reação e tornou-se -1+ em I C l 2 -
  8. Em M n O 4 - , Mn tinha um número de oxidação de 7+ e tornou-se 6+ em M n O 4 2 -
  9. o que significa que recebeu um elétron do doador. Em H P O 3 2 - , P teve um número de oxidação 3+ e depois se tornou 5+ em P O 4 3 - para que possamos concluir que ele doou dois elétrons para a reação.

  10. Em B r O 3 - , Br tem um número de oxidação de 5+ e, em seguida, torna-se B r - o que significa que recebe 6 elétrons do doador. Em S C N - , S tem um número de oxidação 0 e, em seguida, torna-se 6+ em S O 4 2 -   o que significa que ele doa 6 elétrons para a reação.
  11. V tem um número de oxidação 2+ e então ele se torna 4+ em V O 2 + o que significa que ele doa dois elétrons para a reação. No V O H 4 + , V tem um número de oxidação de 5+ e, em seguida, torna-se 4+ em V O 2 + o que significa que recebe um elétron do doador.
  12. Mn tem um número de oxidação de 2+ e então ele se torna 4+ em M n O 2 o que significa que ele doa dois elétrons para a reação e participa do processo de oxidação. Mn tem um número de oxidação 7+ em M n O 4 - que então se torna 4+ em M n O 2 o que significa que ele recebeu 3 elétrons do doador.

Resposta

Ver o desenvolvimento

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o potencial de um eletrodo de cobreimerso em:
Calcule o potencial de um eletrodo de zinco imerso em:
Calcule o potencial de um eletrodo de platina imerso em uma solução que seja:
Se as seguintes meias-células forem o eletrodo do lado direito de uma célula galvânica, com o eletrodo padrão de hidrogênio à esquerda, calcule o potencial da célula. Se a célula fosse colocada em cur
As meias-células a seguir estão do lado esquerdo e associadas com o eletrodo padrão de hidrogênio, localizado à direita, formando uma célula galvânica. Calcule o potencial da célula. Indique qual elet