Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 3.1 - Ex. 42
Na fase vapor, o fosforo pode existir como moléculas de , que são muito reativas, enquanto o é relativamente inerte. Use a teoria da ligação de valência para explicar essa diferença.
Passo 1
O nitrogênio possui três elétrons distribuídos no subnível 2p, todos com o mesmo spin em orbitais diferentes (Regra de Hund), ao sofrer hibridação, passam a ter orbital para formar a ligação com o outro nitrogênio.
No caso do fósforo, o mesmo ocorre, a diferença é que a energia necessária para promover o elétron da subcamada s, que antes possuía dois elétrons, para a subcamada d costuma ser mais baixa do que a energia da ligação do fósforo com outro átomo, ou seja, a energia gasta para a promoção é compensada pela ligação. Então a molécula de é reativa.
(Lembrando que o nitrogênio não promove o seu elétron da subcamada s para a subcamada d, pois a energia necessária é mais alta).
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)