Identifique os orbitais híbridos utilizados pelos átomos em negrito nas seguintes moléculas (a) C H 3 C C C H 3 ; (b) C H 3 N N - C H 3 ; (c) C H 3 2 C C C H 3 2 ; (d) C H 3 2 N N C H 3 2

Passo 1

Podemos determinar o tipo de hibridação pelo número de ligações que o átomo em negrito faz e pelo número de pares de elétrons livres:

(a)Como trata-se do carbono que faz uma ligação tripla com um dos carbonos que está ligado, sua hibridação será s p já que o carbono só faz quatro ligações (não há pares livres).

Passo 2

(b) Nesse caso o nitrogênio faz uma ligação dupla com o nitrogênio ao lado e uma simples com o carbono, ficando com um par de elétrons livre, sua hibridação será s p 2 (arranjo angular).

Passo 3

(c) O carbono em negrito está fazendo duas ligações simples com dois átomos de carbono e uma dupla com um terceiro átomo de carbono, portanto sua ligação é s p 2 , já que não há par de elétrons livres.

Passo 4

(d) O nitrogênio destacado está fazendo apenas ligações simples (três) com um par de elétrons livre, o arranjo em torno do átomo será piramidal trigonal, portanto sua hibridação é do tipo s p 3 .

Resposta

a s p

( b ) s p 2

( c ) s p 2

( d ) s p 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Escrever Levando em conta a informação dada no eercicio 3.49, construa um gráfico que mostre coo a hibridação depende do ângulo entre dois orbitais híbridos formados por um orbital s e dois orbitais p
A composição dos híbridos pode ser discutida quantitativamente. O resultado é que, se dois híbridos equivalentes compostos de um orbital s e dois orbitais p formam um ângulo θ então os híbridos podem
Descreva o mais completamente possível a estrutura e as ligações do íon carbamato, H 2 N C O 2 - . Os comprimentos das ligações C – O são 128 pm e o da ligação C – N, 136 pm.
Desenhe a estrutura de Lewis de cada uma das seguintes espécies e prediga a hibridação de cada átomo de carbono: H 2 C C H + ; H 2 C C H 3 + ; H 3 C C H 2 - .
Um radical comum, biologicamente ativo, é o radical pentadienila. RCHCHCHCHCHR’, no qual os carbonos formam uma cadeia longa, incluindo R e R’, que podem ser vários grupos orgânicos, em cada extremida