Forneça duas razões pelas quais o K H I O 3 2 teria preferência sobre o ácido benzóico como padrão primário para uma solução de N a O H   0,010   m o l   L - 1 .

Passo 1

Olá galerinha, tudo bem com vocês? Vamos fazer este exercício teórico juntos?! Bora lá.

O ácido benzóico ( H B z ) é obtido com pureza de padrão primário e pode ser utilizado para a padronização de bases, porém ele tem limitada solubilidade em água e deve-se obter simultaneamente um branco na padronização, pois o álcool comercial é levemente ácido algumas vezes.

Já o hidrogênio iodato de potássio ( K H I O 3 2 ) é um excelente padrão primário com uma alta massa molar por mol de prótons. Também é um ácido forte que pode ser titulado utilizando-se virtualmente qualquer indicador com uma faixa de transição entre pH de 4 e 10. Além disso, o K H I O 3 2 , comparado com os outros padrões primários para bases, tem a vantagem de ser um ácido forte, fazendo que a escolha do indicador seja menos crítica.

Sabendo disso:

  1. Para uma titulação de 40,00   m L são requeridos 0,16   g de K H I O 3 2 , enquanto para o H B z são necessários 0,045   g . O erro na pesagem deveria ser menor no K H I O 3 2 .
  2. Outra razão, é que o erro de titulação seria menor, porque o K H I O 3 2 é um ácido forte e o H B z não.

Prontinho pessoal. Até mais!

Resposta

Resposta no passo.

Exercícios de Livros Relacionados